quarta-feira, 21 de março de 2007

Por que o Dalai Lama comove tanta gente?


Tenzin Gyatso, 77 anos, monge e doutor em filosofia budista, recebeu o Prêmio Nobel da Paz e foi agraciado com mais de 100 títulos honoris causa.Simplificando: Dalai Lama, a 14º reencarnação do Bodhisattva da Compaixão, desde criança, líder religioso do budismo.Um exemplo a ser seguido por todos.Em "A Arte da Felicidade" ele explica suas teorias orientais juntamente com um psicólogo do ocidente. Um livro encantador. Cansativo, não vou mentir, mas vale a pena. E muito! O que mais me admira é seu imenso poder de compaixão.

Para quem não sabe ele sofreu a invasão da China no Tibete e é um refugiado na Índia e sabe o que ele diz? Que se não fosse isso, ele não conheceria várias pessoas que ele conhece agora. E fica grato por isso. Impressionante, não? Como podemos chegar a um estado como esse?

No livro ele exalta o poder da compaixão. De ter o desejo real de ajudar as outras pessoas, sem segundas intenções. E ser tolerante...sempre!

Uma pessoas extremamente cativante. Com uma risada incrível. Quem já teve a sorte de estar ao seu lado garante que você fica com uma enorme paz interior. Sabe aquelas pessoas que você gosta de estar perto? Dalai Lama comove todos. Uma pessoa que não tem medo de responder "eu não sei". É sincero. E acha que os governantes deveriam sentar, cara a cara, sem nenhum protocolo e conversar para poder resolver os seus problemas e se conhecerem melhor. Acredita que a Guerra do Iraque vai cessar rápido, pois as pessoas não querem mais violência.

Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama, é um exemplo a ser seguido, um homem que enfrentou dificuldades na vida e ainda enxerga o lado do bom das pessoas. Que acredita na paz.

Sendo nós budistas ou não, devemos tirar seus ensinamentos como uma lição para a vida toda. Que ainda temos chance. Que devemos e podemos acreditar em um mundo melhor...
Para assistir a uma entrevista com Tenzin Gyatso clique no link abaixo:

5 comentários:

Samara Morais disse...

Dalai Lama comove muita gente?
porque será?
é o cara é foda.
Ele é dessas pessoas que pensam, pensam, pensam, pensam, e raramente erram..
temos muito á aprender com ele não?
PENSAR ANTES DE FAZER ALGO, que por ventura podemos vir a se arrepender.

Elisa disse...

me add sim...
Só não entro nos fins de semana(Tô sem net em casa).
Fui!

SHEEVR disse...

Conheço um pouquinho, bem pouquinho, do budismo. O lance de "o caminho do meio" é ótimo!

Guga Detoni disse...

Bom dia!

Dalai e compaixão são quase sinônimos. Uma das pessoas mais importantes na defesa do Tibet, tentando tirar o Tibet das garras do tigre China.

"A Arte da Felididade" é um ótimo livro, e realmente meio cansatio, acho que isso se dá mais por ter sido escrito por um psicólogo americano, e segue o estilo americano de vender o produto, como "quem mexeu no meu queijo", e outros.

Um outro livro que acredito que vc tenha lido é "Fernão Capelo Gaivota", exercitar a arte do perdão.
grande abraço!

dän disse...

mari.. vc ta sumidaaaa!