quarta-feira, 7 de março de 2007

João Hélio e as Flores


Hoje faz um mês...Um mês do cúmulo, do cúmulo, do cúmulo da violência no Brasil.
João Hélio, um garoto de 6 anos arrastado por 7 quilômetros pelas ruas do Rio de Janeiro. Mas não estou aqui para falar sobre o trágico acontecimento.
Todos que possuem um MSN se lembram do sábado, no primeiro fim de semana depois da tragédia. "Flores" nos nicks, todo mundo pedindo para os outros colocarem, passando a trágica estória. Eu pedi para algumas pessoas da minha lista colocarem, uns nem sabiam do acontecimento, outros admitiram ser brega e outros até, pouco tempo depois brincavam de por cachorrinhos no nick não sei pra quê. Enfim, quase todo mundo da lista no MSN estava com a "florzinha" e eu fiquei realmente muito emocionada com isso. Tinha a impressão que pelo menos dessa vez os jovens iriam mudar um pouco sua atitude de não estarem nem aí para nada e pelo menos tentar fazer alguma coisa.
Dormi preocupada, mas feliz, muito feliz. Aquilo foi realmente lindo!
Ok. Sábado passou. Programa no domingo? Internet. Entrei no meu MSN e...cadê as "florzinhas"? Cadê toda aquela compaixão que estava rolando no sábado? Evacuou no ar. Até um dos meus amigos veio me dizer "Nossa! Você ainda está com a florzinha???". Desabei no mesmo instante. Juro. Me senti sem chão, vi que continua tudo a mesma coisa de sempre, todos nós passistas a mais esse terrível crime. Sem fazer NADA!
Agora, pergunte para um desses jovens (e até adultos) sobre o que ele acha da redução da maioridade penal. "Ahn? O quê? Por quê?" vai ser o que você vai ouvir.
O diretor do Capes e professor de Ética e Filosofia Política na USP, Renato Janine Ribeiro diz que a pena de morte seria pouco. Chegou a falar sobre os suplícios da Era medieval. E a população (quem soube disso) se revoltou. Mas, se revoltou por quê? Tudo bem que ele não é qualquer um para falar isso, mas será que não é isso que todos nós sentimos no nosso íntimo? Não precisamos chegar ao extremo, mas os menores irão receber medidas sócio-educativas e depois saíram com a "ficha-limpa". Será covardia? Há um preço maior a se pagar. Eles também não eram tão de menores assim. Já tinham idade suficiente para saber o que é certo ou o que é errado e chegaram no limite. Apesar de eu realmente ter dó de criminosos como esses. O que será que se passa na cabeça de uma pessoa como essa? O que será que eles sentem agora?
E no caso da Alana, baleada durante uma operação na favela do "alemão" e que só conseguiu ter o seu velório graças a doações? Hoje, eu não estou vendo nenhuma "florzinha" no nick e ela era uma criança e morreu. Não tão horrivelmente quanto João Hélio, mas também foi uma vítima. Vítima da violência. Mais uma. E nós aqui, sem fazer nada. Irão surgir várias coisas e nós só iremos nos lembrar disso na Retrospectiva? Provavelmente.
O que devemos fazer então? Cobrar das autoridades uma justiça mais eficaz e rápida é o mínino, aliás somos cidadãos, temos o poder do voto e de cobrar dele depois. Cobrar do Maluf, do Frank Aguiar, do Clodovil, de quem quer que seja, mas cobrar.
E se alguém lhe perguntar o que você faz pelo Brasil, responda: "Ah, então, teve uma vez lá que aquele menino morreu arrastado e eu coloquei uma "florzinha" no msn para homenagear ele, né?". Se você está satisfeito com isso. Ótimo. Mas lembre-se de deixar uma flor no seu MSN todos os dias. Várias flores. Um nick cheio de flores. Só flores, flores essas que não resolvem nada...

7 comentários:

Anônimo disse...

q judiação oq aconteceu a esse menino, mari... eu fico indignada, às vezes penso qual o sentido de estarmos aqui e pq essas coisas acontecem sempre à pessoas e famílias tão simples, tão boas! isso revolta mesmo... eu quase nem me abalo com notícias assim, mas a morte desse menino e a morte daquela familia aqui em Bragança (minha cidade), que foi sequestrada por ladroes e depois queimados dentro do carro.. isso fez com que eu chorasse muito este ano. Um menino de 5 anos morrendo queimado, pedindo ajuda a policiais na estrada em CHAMAS.. isso me deixou pessima. E foi aqui, tao pertinho de casa.. q horrivel! Essas pessoas ainda vão pagar pelas crueldades q cometem.

Anônimo disse...

eu nao uso msn mas.. quer saber? posso fazer isso no blog.

Anônimo disse...

postei la.. mais tarde vou colocar uma imagens no menu do meu blog, q ficará ali para sempre.. contra a violencia infantil ou contra a violencia em GERAL ne... pq esta demais.

Anônimo disse...

Oieee Maaah =D
tudo bOm?
Nuss, que crueldade com esse menino!!!!!
esses caras deveriam sofre na pele o que eles fizeram...será que eles tem consciência de alguma coisa??

Dãn, que maldade isso na tua cidade
tô chocada cada vez mais com esse Brasil viO...
olha onde a gente tá vivendo...affff

Maaaaahhhh, teu blog tá um morango com chocolateeeeee
adorOcê
beeeijos bye²
#}

Pedro Dantas disse...

...
É uma pena que chegamos a esse ponto
=P

Guga Detoni disse...

AHÁ!
aí esta a questão!

no dia do acontecido eu ja havia postado sobre isso!
que colocar florzinha no msn é uma atitude hipócrita!

de uma olhada no meu post
http://malditapalavra.blogspot.com/2007/02/sem-ttulo-018.html

achoq ue precisa ser tomada uma medida radical e urgente, alias criei uma comunidade para discutir isso!

idéias, precisamos colocar nossas idéias para fora!
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=28787947

Unknown disse...

Indidnação apenas não resolve absolutamente nada!!! Cobrar atitudes sim. E nós aqui do interior de São Paulo temos que começar nas nossas cidades, uma vez que não temos meios de nos envolvermos com os protestos nas cidades maiores. Comecemos então a prestar atenção no que acontece de indignante perto de nós, nas nossas cidades, para que sejamos multiplicadores de atitudes que valham a pena!!!! Kisses Mari